Por que GM e chevrolet se uniram?conheça a história do fundador da maior montadora do mundo Willian C Durant

O fundador da General Motors , William Crapo Durant nasceu em 8 de dezembro de 1861 em Boston, Massachusetts. Ele abandonou o ensino médio para trabalhar no depósito de madeira de seu avô em Flint, Michigan. Seu avô, Henry H. Crapo, foi governador de Michigan de 1864 a 1868.

Em 1885, Durant casou-se com Clara Pitt. Os dois tiveram uma filha, Margery, mas se divorciaram em 1900. Ele fez uma parceria com Josiah Dallas Dort em 1885 para iniciar a Flint Road Cart Company. O empreendimento produziu veículos puxados por cavalos e, em 1890, era o maior fabricante de carruagens do país, produzindo 50.000 veículos por ano. Foi renomeada Durant-Dort Carriage Company em 1895. Em 1904, James Whiting convenceu Durant a dirigir a Buick Motor Company. Em 1908, Durant transformou o negócio em dificuldades na principal montadora do país. Também em 1908 ele se casou com sua segunda esposa, Catherine Lederer de Jackson, Michigan.

Protegendo suas apostas contra as incertezas do negócio automobilístico, Durant e Benjamin Briscoe, da Maxwell-Briscoe, pensaram em unir as quatro maiores montadoras - Buick, Ransom E. Olds , Maxwell-Briscoe e Ford - em uma grande empresa, ser chamado International Motor Car Company. Ford e Olds não concordaram com os termos, e depois de uma segunda tentativa de obter financiamento, Briscoe desistiu. Durant permaneceu um defensor da ideia.

A General Motors foi lançada com sucesso em 8 de setembro de 1908 como uma holding de Nova Jersey. Durant comprou a Buick Company com ações e pouco depois tornou-se dono da Olds Corporation of Lansing, Michigan. Durant então comprou a Oakland Car Company, mais tarde conhecida como Pontiac. Em seguida, ele comprou a Cadillac com o dinheiro da Buick. Durant não apenas comprou empresas de automóveis, mas também empresas de fornecimento de caminhões e peças, incluindo a AC-Delco.

Em 1910, Durant perdeu o controle da GM para o banco, mas depois de formar a Chevrolet Motor Company em 1911, com Louis Chevrolet, foi capaz de comprá-lo em 1916. Em 1920, Durant concordou em se demitir da GM em troca do presidente da GM Pierre du Pont pagar suas dívidas. Em 1921, Durant tentou operar uma empresa sob seu próprio nome, a Durant Motors, mas a Grande Depressão encerrou sua carreira automotiva. Sua empresa foi dissolvida em 1933 e Durant declarou falência em 1936. Em 1940, ele possuía uma pista de boliche em Flint, com planos de percorrer todo o país. Sofrendo de problemas de saúde nos últimos anos, ele foi auxiliado pelo apoio financeiro de Walter Chrysler e Alfred Sloan. Durant morreu em Nova York em 19 de março de 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário