Beats By Dre a marca de fones que rendeu bilhões em poucos anos

Não há dúvida de quem detém o título de melhor marca de fones de ouvido do mundo. Beaty by Dre é um fenômeno com raízes na cultura popular e uma história de crescimento que acontece uma vez por geração. Mas como exatamente uma empresa que era completamente desconhecida se transformou em um império multibilionário em seis anos? A marca de fones de ouvido agora mais conhecida no mundo tem uma história de origem hollywoodiana digna de estudo como estudo de caso tanto no design de produtos quanto no marketing de influenciadores.

Beats by Dre History: Como o Beats by Dre Headphones se tornou tão popular?
Casando Design e Cultura Pop
No início dos anos 2000, o iPod da Apple era o dispositivo de música mais legal que você poderia ter. Claro, havia uma tonelada de tocadores de MP3 já no mercado. Mas eles eram caros e não tinham muitas músicas. Os produtos também eram lentos para carregar, com bugs e não podiam se conectar facilmente com os alto-falantes existentes. Como a tecnologia de fones de ouvido Wi-Fi e Bluetooth ainda não havia sido miniaturizada para dispositivos minúsculos, também não havia como fazer a interface sem levar cabos. Luxos como carregamento sem fio e aplicativos também eram uma fantasia de ficção científica distante....





A promessa de um futuro de entretenimento portátil melhor começou com um estrondo. O iPod entrou em cena em 21 de outubro de 2001. A Apple foi a primeira empresa a criar um MP3 player que parecia ótimo e mantinha toda a sua biblioteca de músicas em um único dispositivo. A navegação patenteada por click wheel em todos os iPods acrescentou uma maneira fácil de usar para encontrar música e ajustar as configurações. Acabando com tudo isso? Um esquema de cores icônicas em branco e aço inoxidável que na verdade parecia um dispositivo de US $ 399.

A abordagem única da Apple à música deixou uma marca. O dispositivo não apenas foi um catalisador para o crescimento da Apple como uma potência de entretenimento global, mas também inspirou outros que viram o gênio na abordagem da Apple ao marketing de eletrônicos de entretenimento de preço premium.

O iPod foi brilhante, mas não perfeito. Compreender a história da Beats by Dre significa ter uma noção firme de como os fundadores viram o mercado de fones de ouvido.

Identificando a necessidade de fones de ouvido não-ajustados
Enquanto o iPod era guardado em uma bolsa ou bolso, seus fones de ouvido brancos eram a estrela do show. Até hoje é assim que você sabe que alguém está usando um produto da Apple. Durante o início dos anos 2000, Jimmy Iovine, co-fundador da Beats by Dre e veterano da indústria musical, começou a perceber que a tendência da música digital começou a perturbar uma indústria arraigada. O estilo do iPod original energizaram os consumidores jovens, e as campanhas de marketing da Apple contaram com artistas populares para vender mais dispositivos. Havia apenas uma coisa que Iovine não gostava no iPod: os fones de ouvido padrão da Apple, ou EarPods, eram mal feitos.

Jimmy pediu ao parceiro comercial de longa data e ao titã da indústria, Dr. Dre, que ele falasse sobre o assunto.

“A Apple estava vendendo iPods de US $ 400 com fones de ouvido de US $ 1. Dre me disse: 'Cara, é uma coisa que as pessoas roubam minha música. Outra coisa é destruir o sentimento do que trabalhei. "- Jimmy Iovine

A ascensão da cópia e distribuição ilegal de música em redes peer-to-peer, como Napster e Limewire, deixaram sua marca nas vendas de CDs. Como a indústria da música lucrou principalmente com álbuns físicos no início dos anos 2000, o iPod representou uma oportunidade para consolidar e recuperar a receita perdida através do iTunes. A situação também representou uma oportunidade de vendas antecipada. Se os iPods estivessem vendendo para os fãs de música e esses mesmos fãs comprassem músicas pelo iTunes, o que mais eles poderiam comprar?

Claramente, os medíocres fones de ouvido para iPod representavam uma oportunidade para a indústria da música. Com um conector de áudio padrão de 3,5 mm, qualquer fone de ouvido padrão pode ser substituído. Mas Jimmy Iovine queria os melhores fones de ouvido para música que realmente melhorassem o som dos arquivos digitais armazenados no dispositivo. Ele achava que a música digital não tinha riqueza e plenitude de uma verdadeira experiência de estúdio, e que os consumidores precisavam experimentar cada faixa como se estivessem ali com o artista.

Para conseguir a sensação de estar em estúdio com o artista, uma nova geração de fones de ouvido precisaria ser criada do zero.

Tomando a inspiração do projeto dos auscultadores de Apple
O objetivo da Beats desde o início foi duplo: criar um par de fones de ouvido que melhore a música e coloque o ouvinte em estúdio com o artista, e abraçar uma filosofia de design e função como a Apple. O objetivo de se tornar a Apple de fones de ouvido é mais fácil dizer do que fazer. A Beats passou por uma extensa e longa fase de design que levou ao seu lançamento inicial.

O renomado designer industrial Robert Brunner foi contratado para garantir que o produto final fosse tão único e luxuoso quanto o iPod que o inspirou. Este estágio de projeto de produto em profundidade foi monitorado de perto pelos cofundadores Jimmy Iovine e pelo ícone do hip-hop Dr. Dre.

Design de fones de ouvido: adicionando materiais de alta qualidade
Até que a Beats by Dre chegasse ao mercado, os fabricantes de fones de ouvido estavam focados em reduzir os custos de fabricação e fornecer um som que fosse bom o suficiente. O mercado de fones de ouvido era uma área de representação particularmente fraca. Não havia fones de ouvido modernos de alta qualidade na faixa de preço abaixo de US $ 200. Na verdade, não havia fones de ouvido de qualidade na faixa de preço abaixo de US $ 100.

Beats by Dre jogou da tendência do iPod da Apple, adicionando um plástico branco semi-brilho para o design. Acentuando com metais e plásticos de alta qualidade, os fones de ouvido pareciam diferentes de qualquer outra coisa no mercado. Isso fez com que eles se destacassem na multidão, e também transmitiu um senso de marca premium. Os fones de ouvido foram realmente um produto que fez você parecer legal, e deixou o mundo saber que você se importa com a música.

Design de auscultadores: som de engenharia com auscultadores
No estúdio, Dr. Dre e Jimmy Iovine tiveram inúmeros artistas tocando de perto e de maneira pessoal. Essa sensação de ouvir a música da fonte não é algo que os consumidores normais terão a chance de experimentar. Acreditando que o som de performance de estúdio seria uma virada de jogo para a indústria de fones de ouvido, Jimmy e Dre se concentraram em peças e software para aprimorar qualquer faixa de música digital.

O foco da engenharia de som começou com o baixo. Por meio de pesquisa de mercado, Jimmy e Dre descobriram que os consumidores queriam um baixo mais profundo e mais rico ao ouvir sua música. Este é um efeito notoriamente difícil de criar, porque os fones de ouvido sobre os ouvidos ficam em cima da orelha. Baixo rico requer distância para soar adequado, algo sobre fones de ouvido do dia não poderia fornecer.

O desafio do baixo era tão complexo tecnicamente que as empresas de fones de ouvido e fones simplesmente não tinham vontade de resolvê-lo. E com muito poucos inovadores no mercado de fones de ouvido no início dos anos 2000, havia pouca motivação para impulsionar novas pesquisas e desenvolvimentos. Dre e Jimmy superaram todas as grandes empresas de fones de ouvido no mercado, criando os melhores fones de ouvido para baixo. Outros elementos do Beats by Dre foram software sintonizado para aumentar, melhorar e enriquecer certos tons.

Finalmente, o cancelamento ativo de ruído ativo foi adicionado ao Beats. Esse recurso exigia pilhas AA para os fones de ouvido com fio, e os colocava em contato com empresas de áudio de ponta, como a Bose. O recurso de cancelamento de ruído ativo foi justificado como uma forma de aproximar o ouvinte da música, eliminando qualquer ruído ambiente.

Com o primeiro par de Beats by Dre pronto para entrar em produção em massa, a empresa começou a realizar a amostragem de produtos como parte da campanha de lançamento. Isso significava trabalhar com blogueiros de áudio e imprensa tradicional para testar e responder ao produto. Houve alguns grandes ventos contrários que o Beats by Dre estava enfrentando no início de 2008.

Em primeiro lugar, os fones de ouvido estavam sendo fabricados pela Monster. Como marca, a Monster tornou-se conhecida por roubar clientes com cabos e adaptadores de áudio e vídeo caros que não ofereciam nenhum valor agregado. Os audiófilos eram conhecidos por desprezar essa prática e estavam se manifestando ativamente contra os produtos. Revisores de sites e revistas também estavam na mensagem, evitando qualquer coisa vinda da empresa.

Em segundo lugar, a primeira edição dos fones de ouvido Beats by Dre custava US $ 350. O preço alto do céu era algo inédito para uma nova marca de fones de ouvido, e praticamente não existia fora dos fones de ouvido de estúdio de nível profissional. Ajustado pela inflação hoje, o Beats by Dre custaria US $ 408,99 sob o mesmo modelo de preços. O que mais de fones de ouvido você pagaria mais de US $ 400 para usar?

Os primeiros comentários de Beats by Dre para chegar às bancas de jornal ofereceram duras críticas. Os audiófilos odiavam o som sintonizado do estúdio e aumentavam o volume. Eles sentiram que os fones de ouvido distorciam mais a música do que a ajudavam e criaram uma experiência inautêntica. Embora nem todas as críticas foram negativas, a maioria teve grande problema com a empresa de áudio recém-chegado.

Mas nada disso importava.

O que os audiófilos não conseguiram entender sobre o Beats by Dre é que o ouvido típico do consumidor não está bem sintonizado com a música. Especialmente entre os ouvintes de música popular, o volume e a energia importavam mais do que as notas perfeitamente representadas. A ascensão da música digital também mudou a forma como as pessoas ouvem. Tornou-se comum desfrutar de música enquanto caminhava pela rua, indo de um lado para o outro ou sentado em um ambiente barulhento. Isso significava que os fones de ouvido precisavam ser altos e nítidos para serem ouvidos.

Além disso, também significava que design e marca eram mais importantes do que nunca. Marcas antigas como a Sony e a Sennheiser eram vistas como indigestas e irrelevantes por consumidores mais jovens e modernos. Afinal, quando você está em público, a moda é mais importante. Os primeiros fones de ouvido Beats by Dre trouxeram um novo estilo e um nome icônico de hip hop para o espaço. Combinado com o alto preço, o Beats by Dre foi aceito como um par de fones de ouvido over ear de luxo exclusivo. Talvez o primeiro par moderno de fones de ouvido já tenha concebido que acabou sendo adotado pelo mercado.

As vendas foram altas durante a execução inicial do produto, apesar das críticas negativas e do alto preço. Claramente, o Dr. Dre e Jimmy Iovine tinham aproveitado uma enorme necessidade não atendida, da mesma forma que o iPod da Apple dominava os tocadores de música portáteis. Parte desse sucesso inicial pode ser atribuído ao produto em si, mas grande parte da adoção veio de uma campanha intensiva de marketing 360 com o Dr. Dre em seu centro.

Promovendo Headphones Over Ear para o Novo Universo Digital
Os fones de ouvido da Beats by Dre se estabeleceram como um grande participante no espaço dos fones de ouvido desde o primeiro dia. Isso não é tarefa fácil para uma marca desconhecida, com críticas iniciais negativas e um preço muito alto. Então como eles fizeram? A resposta não é tão simples quanto a promoção de celebridades sozinha, nem foi uma campanha boca a boca gratuita. Se Beats de Dre dependesse apenas do boca a boca, isso poderia ter funcionado contra eles. Em vez disso, eles criaram.

Marketing: celebridades para Beats by Dre
Beats by Dre tinha duas vantagens iniciais que nenhuma outra empresa de fones de ouvido poderia igualar: Dr. Dre e Jimmy Iovine. Através de seus relacionamentos profundos no cenário da música global a partir de décadas de produção de talentos, eles foram capazes de colocar instantaneamente Beats by Dre no coração da cultura popular. Na verdade, é provável que a dupla tenha sido capaz de pedir a colocação de estréia diretamente dos próprios artistas, contornando agentes, gerentes e outros bloqueios de estrada que impedem que novos produtos cheguem às mãos de celebridades.

Combinar o talento famoso com o apoio de gravadoras significava que o Beats também poderia ser colocado no coração do mundo da música profissional. Em um negócio baseado em relacionamentos e em grande parte antes da era dos influenciadores do Instagram, os consumidores eram fortemente influenciados pelo que viam em revistas, reality shows e videoclipes. Com o acesso direto a todos esses canais de mídia, não havia dúvida na mente daqueles próximos ao negócio que os fones de ouvido da Beats by Dre seriam um sucesso a longo prazo.

Batidas da Edição Limitada: Colaborações Personalizadas com Fones de Ouvido
Tomando uma sugestão da Apple, Iovine e Dre queriam adicionar estilo à marca Beats. E como a Apple, esse estilo vinha em esquemas de cores que podiam ser lançados regularmente para continuar impulsionando as vendas e manter o entusiasmo. Mas, diferentemente da Apple, Iovine e Dre aprimoraram o processo colaborando com músicos populares para criar designs de edição limitada. Essas colaborações foram o início de um programa que ainda está vivo e bem hoje.

Essas colaborações também adicionaram melhorias ao hardware e ao software, permitindo que fones de ouvido para DJs, músicos e mixagem de estúdio fossem vendidos como dispositivos especializados. As batidas também se expandiram rapidamente para oferecer edições limitadas para figuras e equipes de esportes, bandeiras de países e celebridades de outras indústrias. As colaborações da Custom Beats tornaram-se itens de colecionadores de cultura pop, às vezes vendendo por muitas vezes o preço de compra de varejo no Ebay.

Expansão rápida da linha de produtos para fones de ouvido Beats Earbuds e Beats Wireless
À medida que os gostos e preferências dos consumidores mudam, a Beats acompanha os tempos. Os fones de ouvido são ótimos para um som mais rico e mais envolvente, mas podem não ser apropriados para todas as situações. Além disso, o Beats by Dre não era verdadeiramente ajustável, o que significa que os clientes com cabeças ou ouvidos menores tinham dificuldade em mantê-los.

No final de 2012, a Beats expandiu seus produtos de fones de ouvidos  over ear, se livrou da Monster como parceira e garantiu endossos e colaborações de grandes celebridades, incluindo Lady Gaga e Lebron James. Agora chegou a hora de abordar o mercado de fones de ouvido high-end. Libertando a US $ 99,95 e prometendo uma experiência superior de fones de ouvido, os urBeats foram bem recebidos pelos críticos e levaram os ouvintes de música à tona.

Liberação de fones de ouvido sem fio
Os benefícios dos fones de ouvido Bluetooth estavam se tornando aparentes à medida que os fabricantes de dispositivos, como a Apple, começaram a migrar para plugues proprietários para acessórios com fio. Enquanto muitos consumidores usaram adaptadores e dongles, um mercado foi criado para soluções de fones de ouvido sem fio que não dependiam do mundo do cabo em constante mudança. Como a tecnologia sem fio Bluetooth cresceu em popularidade e os dispositivos se tornaram predominantes, a Beats by Dre precisava de uma resposta. 

Beats by Dre anunciou seus primeiros fones de ouvido sem fio Bluetooth no final de 2012. Nomeados Beats by Dr. Dre Wireless e listando no MSRP de US $ 279.95, eles debutaram como uma das soluções Bluetooth mais caras do mercado. As críticas geralmente foram positivas e os fones de ouvido venderam bem durante o primeiro ano no mercado. A vida útil da bateria do Bluetooth foi uma preocupação muito citada , já que os fones de ouvido de alta potência esgotaram rapidamente as baterias quando usados ​​nos volumes mais altos.

O que vem a seguir para Beats by Dre?
Hoje, a Beats é de propriedade da Apple e continua a desfrutar de popularidade on-line e nas lojas da Apple em todo o mundo. A marca evoluiu para incluir novas ofertas de produtos como fones de ouvido e continua a inovar no espaço de estilo. Não foi sem desafios. Os audiófilos sugerem que o Beats é um produto superfaturado, e a análise de desmontagem apóia a ideia de que modelos antigos usaram peças baratas e acrescentaram pesos de metal para falsificar um peso premium.

O futuro é incerto para a marca Beats. Agora sob o controle da Apple, ninguém sabe o que os próximos cinco anos trarão. A Apple tem um histórico irregular como administradora de empresas adquiridas. O passado está repleto de tentativas fracassadas de entrar no espaço da música, como o Ping, a rede social com inclinação musical da Apple. Mas a história dos sucessos da Apple no espaço musical também não pode ser ignorada. O inventor de dispositivos de música icônicos como o iPod, EarPods e AirPods pode de fato ser o melhor lar para a marca de fones de ouvido mais reconhecida do mundo.

Apple anuncia parceria exclusiva de vários anos entre a NBA e a Beats
A partir de 2019, a Beats by Dre tornou-se parceira e fornecedora oficial da NBA, WNBA, NBA G League e time de basquete nacional americano de fones de ouvido, alto-falantes sem fio e outros equipamentos de áudio. A parceria oficial será realizada até 2022.

A Apple anunciou a nova parceria com um vídeo all-star começando com LeBron James. LeBron é um fã de longa data de Beats, e os usou em várias ocasiões. James também foi um investidor na Beats antes da aquisição da Apple, o que provavelmente fez dele uma fortuna em relação à curta vida útil da empresa. Confira o último vídeo promocional abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário