Jeff Bezos (se você não sabe) é o CEO e fundador da gigantesca Amazon.
Há algum tempo, li um livro sobre Jeff Bezos: “The Everything Store” - e fiquei impressionado com muitos dos princípios da vida que Bezos aplicou em seus negócios e vida.
Abaixo estão algumas lições que aprendi com ele e lições que você pode aplicar a qualquer forma em sua vida:
1. O “quadro de minimização do arrependimento”
Uma das lições que aprendi com Bezos foi que ele aplica uma “estrutura de minimização de arrependimentos” em sua vida.
O conceito é o seguinte: ele se imagina aos 80 anos e pensa consigo mesmo: “Do que me arrependi na vida?” E ele trabalha de trás para frente.
Por exemplo, quando surgiu essa coisa da “internet”, ele estava trabalhando em um trabalho de finanças de alta potência e no meio de sua temporada de bônus. Ele queria largar o emprego e fundar uma empresa de internet - mas se ele largasse o emprego, não receberia o bônus em massa.
Ele perguntou a si mesmo: "Se eu tivesse 80 anos, eu me arrependeria de não ter experimentado essa coisa da 'internet'?" Ele decidiu que a resposta era "sim" - então ele largou o emprego (para desalento de todos ao seu redor) e começou a Amazon.
O resto é história.
Lição:
Não existe tal coisa como viver uma vida “perfeita”. Mas é possível viver uma vida sem arrependimentos.
Sempre que você for tomar uma grande decisão de vida, pergunte a si mesmo: "Será que vou me arrepender de não ter feito isso se tivesse 80 anos ou possivelmente no leito de morte?"
Deixe isso guiar sua vida.
2. Evite a falácia
Quando o autor de “The Everything Store” quis entrevistar Jeff Bezos para o livro - Jeff Bezos apontou um bom ponto: Jeff Bezos provavelmente não daria uma história pessoal precisa de si mesmo e da Amazon, porque todos nós somos vítimas de “ falácia”- contamos uma história fácil de compreender dos nossos sucessos passados.
Mas o problema com a “falácia” é que nossa história pessoal é muito mais complexa, confusa do que pensamos que é. No entanto, colocamos isso em uma história fácil de contar.
Esse é o problema de estudar as vidas de pessoas “bem-sucedidas”. Esses indivíduos nos falam sobre seus sucessos, mas frequentemente minimizam (ou ignoram) seus fracassos.
3. É mais fácil inventar o futuro do que prevê-lo
Eu acredito que é uma citação de Alan Kay que diz: "É mais fácil inventar o futuro do que prevê-lo."
Jeff Bezos aplicou o mesmo conceito com a Amazon. Quando ele começou a Amazon, ninguém vendia livros on-line - e era estranho comprar coisas on-line com seu cartão de crédito.
No entanto, em vez de tentar prever como seria o futuro - ele inventou isso. Ele inovou com a Amazon, primeiro com os livros, e depois fez disso a loja para tudo. Com o Amazon Prime, Jeff Bezos fez o impensável - fez quase todos os produtos disponíveis para remessa gratuita de 2 dias (com uma assinatura do Amazon Prime). Ele inovou com o Kindle e-reader, bem como com a plataforma de publicação Kindle (que fez de qualquer um um autor). Além disso, eles se esforçaram para se tornar um monopólio perseguindo empreendimentos arriscados - para fazer smartphones, tablets, assistentes controlados por voz, streaming de TV / Música / Filme, entrega de 1 hora, mantimentos, moda e muitas outras coisas.
Lição:
Não espere o futuro acontecer. Se você encontrar algo que esteja frustrado na vida, seja a mudança que deseja ver no mundo (Gandhi).
4. Como ganhar dinheiro?
Muitas pessoas estão confusas sobre a Amazon - elas acham que o valor da Amazon é vender coisas. Em vez disso, a força da Amazon é o mecanismo de recomendação, bem como o sistema de comentários sobre produtos. Jeff Bezos diz o seguinte:
“Não ganhamos dinheiro quando vendemos coisas. Ganhámos dinheiro quando ajudamos os clientes a tomar decisões de compra ”.
No mundo de hoje, existem bilhões de maneiras de agregar valor à vida dos outros. Ajudar os outros a tomar decisões é um campo enorme que ainda é pouco explorado.
Lição:
Ganhar dinheiro não é apenas vender coisas ou vender seu tempo ou serviços.
Em vez disso, você pode ganhar dinheiro de diversas maneiras. Você pode criar um negócio e ganhar dinheiro facilitando a vida dos outros. Ajude seus clientes a tomar decisões complexas e dê-lhes significado e direção em suas vidas.
5. O cliente sempre vem em primeiro lugar
Uma das coisas que ajudou a Amazon a se tornar tão bem sucedida é a crença de Jeff Bezos em servir sempre o cliente primeiro.
Ele sabia que os clientes queriam preços baixos, transporte mais rápido - então ele fez disso uma prioridade da empresa (o que impediu que a Amazon gerasse lucro).
Ainda Bezos está no jogo de longo prazo com a Amazon. Ele sabia que, se você fizesse tudo para agradar o cliente, ele atrairia os clientes (como eu) e, em seguida, criaria valor a longo prazo.
Lição:
Muitas empresas e indivíduos cometem o erro de pensar em lucros e ganhos de curto prazo. Eles tramam com seus clientes, apenas para ganhar alguns centavos extras.
No entanto, sempre tentando fazer o que é melhor para o seu cliente, você vai acabar fazendo dólares no futuro.
Eu acho que a melhor maneira de pensar sobre isso é o seguinte: trate seu cliente como você gostaria de ser tratado. Este inquilino ético simples pode orientar bem o seu negócio.
6. É melhor canibalizar a si mesmo; do que deixar outros canibalizar você
Esta é uma filosofia semelhante à da Apple - é melhor canibalizar (magoar) a si mesmo, em vez de deixar que os outros o prejudiquem.
E se você não continuar a se impulsionar e inovar - outra pessoa assumirá seu lugar.
A Kodak inovou com a fotografia de 35mm e foi, na verdade, uma das primeiras empresas a fabricar uma câmera digital. No entanto, eles não conseguiram investir mais na fotografia digital - porque tinham medo de canibalizar suas vendas de filmes. Agora, onde está a Kodak? Falida e (principalmente) irrelevante.
7. Seja teimoso em sua visão; flexível em detalhes
Todos nós temos uma ótima visão para nossas vidas. Temos uma ótima visão em termos de como podemos ajudar a capacitar os outros e criar arte duradoura.
Eu acho que é importante ter uma visão grande. No entanto, o problema é quando nos tornamos teimosos nos pequenos detalhes.
Ao tornar-se inflexível nos detalhes, perderemos de vista as opções potencialmente melhores. Precisamos manter nossa grande visão, mas sermos flexíveis nos detalhes para que isso aconteça.
Conclusão
Independentemente de suas crenças pessoais sobre a Amazon - eu sinto que muitas das crenças pessoais e da ética de Jeff Bezos podem nos ajudar em nossas vidas.
Seja ousado Seja audacioso. Assumir riscos. Não espere o futuro acontecer - crie você mesmo o futuro.
Procure melhorar o valor para os outros. Busque crescimento a longo prazo. Seja paciente e não se arrependa da vida.
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