Quem foi John Davison Rockefeller? O homem mais rico de todos os tempos

Quem foi John Davison Rockefeller? O homem mais rico de todos os tempos
Ocupação: barão do petroleo
Nascido em 8 de julho de 1839 em Richford, Nova York
Morreu em 23 de maio de 1937 em Ormond Beach, Flórida
Mais conhecido por: Um dos homens mais ricos da história

Biografia: 

Onde John D. Rockefeller cresceu? 

John Davison Rockefeller nasceu em uma fazenda em Richford, Nova York, em 8 de julho de 1839. Seu pai, William (também conhecido como "Big Bill") viajou muito e era conhecido por estar envolvido em negócios obscuros. John estava mais perto de sua mãe, Eliza, que cuidava dos seis filhos da família. 

John era um menino sério. Sendo o filho mais velho, ele se encarregou de ajudar sua mãe enquanto seu pai viajava. Ele tomou sua responsabilidade. De sua mãe, John aprendeu sobre disciplina e trabalho duro. 

Em 1853, a família mudou-se para Cleveland, Ohio. John frequentou o ensino médio em Cleveland, onde se destacou em matemática, música e debate. Ele havia planejado ir à faculdade após a formatura, mas seu pai insistiu em conseguir um emprego para ajudar a sustentar a família. Para se preparar, John fez um breve curso de negócios em contabilidade na faculdade comercial local. 

Carreira precoce 

Aos dezesseis anos, John teve seu primeiro emprego em tempo integral como contador. Ele gostou do trabalho e tentou aprender tudo o que podia sobre o negócio. John logo decidiu que ele sabia o suficiente para começar seu próprio negócio. Em 1859, ele iniciou um negócio de produção com seu amigo Maurice Clark. Com John atento aos números e lucrando, o negócio foi um sucesso no primeiro ano. 

Começando um negócio de petróleo 

Em 1863, Rockefeller decidiu entrar em um novo negócio. Naquela época, o óleo era usado em lâmpadas para iluminar os quartos à noite. O principal tipo de óleo era o óleo de baleia. No entanto, as baleias estavam sendo caçadas excessivamente e o óleo de baleias estava ficando cada vez mais caro. Rockefeller decidiu investir em um novo tipo de combustível para lâmpadas chamado querosene. O querosene foi feito em uma refinaria a partir de petróleo que foi perfurado para fora da Terra. Rockefeller e Clark começaram seu próprio negócio de refinaria de petróleo. Em 1865, Rockefeller comprou a Clark por US $ 72.500 e formou uma empresa de petróleo chamada Rockefeller and Andrews. 

Rockefeller usou sua expertise em negócios para aumentar seu negócio de petróleo e mantê-lo lucrando. Ele controlava os custos e reinvestia o dinheiro que ele devolvia ao negócio. Ele logo teve o maior negócio de refinaria de petróleo em Cleveland e um dos maiores nos Estados Unidos. 

A Standard Oil 

Rockefeller formou outra empresa chamada Standard Oil em 1870. Ele queria assumir o negócio de refinaria de petróleo. Um por um, ele começou a comprar seus concorrentes. Depois de comprar a refinaria, ele faria melhorias, tornando a refinaria mais eficiente e lucrativa. Em muitos casos, ele dizia a seus concorrentes que eles poderiam vender-se a ele por um bom preço, ou simplesmente os executaria fora do negócio. A maioria de seus concorrentes decidiram vender para ele. 

Monopólio 

Rockefeller queria controlar todo o negócio de petróleo do mundo. Se ele fizesse isso, ele teria o monopólio do negócio e não haveria concorrência. Ele não apenas controlou o negócio de refinaria de petróleo, como também começou a investir em outros aspectos do negócio, como oleodutos, minas de ferro, minas de ferro, vagões de trem, fábricas de produção de barris e caminhões de entrega. A Standard Oil também produziu centenas de produtos a partir de óleo, incluindo tinta, alcatrão e cola. Na década de 1880, a Standard Oil refinou cerca de 90% do petróleo mundial. Em 1882, Rockefeller formou o Standard Oil Trust, que colocou todas as suas empresas em muitos estados sob uma única administração. A confiança valeu cerca de US $ 70 milhões e foi a maior empresa do mundo. 

Muitas pessoas começaram a sentir que o monopólio da Standard Oil no setor de petróleo era injusto. Os estados começaram a emitir leis para tentar aumentar a concorrência e reduzir o poder da Standard Oil, mas eles não funcionaram. Em 1890, o Sherman Antitrust Act foi aprovado pelo governo dos EUA para evitar monopólios de práticas comerciais desleais. Demorou cerca de 20 anos, mas em 1911, a empresa foi encontrada em violação das leis antitruste e foi dividida em um número de diferentes empresas. 

Rockefeller foi o homem mais rico de todos os tempos? 

Em 1916, John D. Rockefeller tornou-se o primeiro bilionário do mundo. Mesmo aposentado, seus investimentos e riqueza continuaram a crescer. Estima-se que no dinheiro de hoje ele valia cerca de US $ 350 bilhões. Muitos historiadores acreditam que isso o torna o homem mais rico da história do mundo. 

Filantropia 

Não só Rockefeller era rico, mas em sua vida posterior ele foi muito generoso com seu dinheiro. Ele se tornou um dos maiores filantropos do mundo, o que significa que ele doou seu dinheiro para fazer o bem no mundo. Ele doou para pesquisa médica, educação, ciência e artes. No total, ele doou cerca de US $ 540 milhões de sua riqueza para caridade. Ele foi sem dúvida o maior doador de caridade na história do mundo. 

Morte e Legado 

Rockefeller morreu em 23 de maio de 1937 de arteriosclerose. Ele tinha 97 anos. Seu legado viveu através de suas doações de caridade e da Fundação Rockefeller. 

Fatos interessantes sobre John D. Rockefeller
O Rockefeller Center na cidade de Nova York é famoso pela pista de patinação na frente e pela iluminação da árvore de Natal a cada ano.
Em determinado momento, sua riqueza era igual a 1,5% do total do produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos.
Ele ajudou a financiar uma faculdade em Atlanta para mulheres afro-americanas que mais tarde se tornou o Spelman College.
Ele deu US $ 35 milhões para a Universidade de Chicago, transformando uma pequena faculdade batista em uma grande universidade.
Ele nunca fumou ou bebeu álcool.
Ele foi casado com Laura Spelman em 1864. Eles tiveram cinco filhos, incluindo um filho e quatro filhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário